terça-feira, 21 de maio de 2013

Tubarão-Branco


Classificação científica


Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Chondrichthyes
Subclasse : Elasmobranchii
Superordem : Selachimorpha
Ordem : Lamniformes
Família : Lamnidae
Género : Carcharodon
Espécie : C. carcharias

O que é o tubarão-branco ??


É a espécie mais temida de todos os tubarões é o maior predador e mais temidos de todos os mares e oceanos. O seu nome científico é a de Carcharodon charcharias ele pertence à família dos lámnidos, tubarões rápidos e ativos. Alguns têm mecanismos para aumentar a temperatura do seu corpo.

Características



Os tubarões brancos caracterizam-se pelo seu corpo fusiforme e peso , em contraste com as formas espalmada de outros tubarões. O focinho é cónico, curto e largo. A boca, muito grande e arredondada, tem forma de arco ou parábola. Tem uma fileira de dentes da mandíbula superior e uma dos da inferior. Os dentes são grandes, serrados, de forma triangular e muito largos. Ao contrário de outros tubarões, não possuem qualquer espaçamento entre os dentes, nem falta de dente algum, antes, têm toda a mandíbula repleta de dentes alinhados e igualmente capazes de morder, cortar e rasgar. É o peixe predador de maiores dimensões existente na atualidade. Um tubarão-branco pode atingir 7,5 metros de comprimento e pesar até 2,5 toneladas.

Habitats



Esta espécie vive nas águas costeiras de todos os oceanos, desde que haja populações adequadas das suas presas, em particular pinípedes. Esta espécie é a única que sobrevive, na atualidade, do gênero Carcharodon .

Os Sentidos

Eles captam a menor vibração que ocorre na água e guiam o animal até à presa, que está causando essa perturbação. Outros receptores conhecidos como ampolas de Lorenzini, permitem-lhe captar também campos elétricos de frequência variável .

O Olfato

É tão potente que a presença de algumas gota de sangue a quilômetros de distância serve para atraí-lo, ao mesmo tempo que o torna muito mais agressivo .

A visão

Também é bem desenvolvida e tem um papel muito importante na aproximação final à presa e o seu peculiar estado sempre atento a qualquer movimento na água .

Técnicas de Caça

Para poder capturar os grandes mamíferos que constituem a base da sua dieta dos adultos, os tubarões brancos recorrem a uma característica emboscada : colocam-se a vários metros por baixo da presa, que nada na superfície ou perto dela, usando a cor escura de seu dorso como camuflagem com o fundo, tornando-se assim, invisíveis para as suas vítimas. Quando chega o momento de atacar, avançam rapidamente para cima, com potentes movimentos do colo e abre as mandíbulas. O impacto costuma chegar ao ventre, onde o tubarão aferra fortemente a vítima: se é pequena, como um leão-marinho , mata ele no acto e posteriormente engole-a inteira. Se é maior, arranca um grande pedaço da mesma, que ingere inteiro, já que os seus dentes não lhe permitem mastigar. A presa pode morrer imediatamente ou ficar moribunda, e o tubarão voltará a alimentar-se dela, arrancando um pedaço atrás de outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário