terça-feira, 21 de maio de 2013

Elefantes




Classificação científica


Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Mammalia
Ordem : Proboscidea
Família : Elephantidae


O Que São Elefantes ???


É o termo usado para denominar os membros da família Elephantidae, que é um grupo de mamíferos terrestres de grande porte, existe três espécies no mundo atual, duas africanas ( Loxodonta sp. )e uma asiática ( Elephas sp. ). Há ainda os mamutes ( Mammuthus sp. ), que é uma espécie infelizmente extinta.

Características



Os elefantes são os maiores animais terrestres da actualidade podendo pesar em média entre 4 a 6 toneladas e medindo em média 4 metros de altura. As suas características mais distintivas são as presas de marfim, as presas de um adulto médio crescem aproximadamente 15 cm por ano. As presas era a características mais marcante do mamute por serem enormes.

Alimentação


Os elefantes são animais herbívoros , alimentando-se de ervas , gramíneas, frutas e folhas de árvores . Dado o seu tamanho, um elefante adulto pode ingerir entre 70 a 150 kg de alimentos por dia.


As diferenças


As fêmeas vivem em manadas de 10 a 15 animais, lideradas por uma matriarca, compostas por várias reprodutoras e crias de variadas idades.


Agressividade Pela Testosterona


Durante a época de acasalamento, o aumento da produção de testosterona deixa os elefantes extremamente agressivos, fazendo-os atacar até humanos. Acidentes com elefantes utilizados em rituais geralmente são causados por esse motivo. Cerca de 400 humanos são mortos por elefantes a cada ano.


Reprodução



O período de gestação das fêmeas é longo pode durar cerca de 20 a 22 meses, assim como o desenvolvimento do animal que leva anos a atingir a idade adulta. Os filhotes podem nascer com 90 kg. Os machos adolescentes tendem a viver em pequenos bandos e os machos adultos isolados, encontrando-se com as fêmeas apenas no período reprodutivo.

Estatística de vida


Eles vivem cerca de 60 anos e morrem quando seus molares caem, impedindo que se alimentem de plantas .

Diferenças entre os elefantes africanos com os asiáticos


Os elefantes-africanos são maiores que as variedades asiáticas e têm orelhas mais desenvolvidas, uma adaptação que permite libertar calor em condições de altas temperaturas. Outra diferença importante é a ausência de presas de marfim nos elefantes asiáticos.

Agressividade Pela Testosterona


Durante a época de acasalamento, o aumento da produção de testosterona deixa os elefantes extremamente agressivos, fazendo-os atacar até humanos. Acidentes com elefantes utilizados em rituais geralmente são causados por esse motivo. Cerca de 400 humanos são mortos por elefantes a cada ano.

A mão do elefante (tromba)


A tromba do elefante pode ser usada como se fosse uma mão pegando folhas na árvore e eouros de seus alimentos .
A tromba também é utilizada para beber água. Elefantes sugam a água pela tromba e depois despeja a água para dentro da boca. Elefantes também inalam água para despejar sobre o corpo durante o banho para refrescar por causa do calor em excesso.

Curiosidades


Elefantes conhecidos por se cumprimentar enrolando as trombas, como se fosse um modo de comunicação dando um aperto de mãos. Eles também a usam enquanto brincam, para acariciar durante a corte ou em interacções entre mãe e filhos, e para demonstrações de força - uma tromba levantada pode ser um sinal de aviso ou ameaça, enquanto uma tromba caída pode ser um sinal de submissão. Elefantes conseguem defender-se eficazmente batendo com a tromba em intrusos ou agarrando-os e atirando-os ao ar.
A tromba serve também para dar ao elefante um sentido muito apurado de cheiro.


Sua pele


A pele do elefante é extremamente grossa na maior parte do seu corpo e tem cerca de 2,5 cm de espessura. No entanto, a pele à volta da boca e dentro das orelhas é muito fina. Os elefantes têm, cor acinzentada, embora os africanos pareçam frequentemente acastanhados ou avermelhados por se rolarem na lama ou em solo dessa cor .

A lama


Rolar na lama é um comportamento social muito importante para os elefantes, além de que a lama forma uma espécie de protector solar, protegendo a pele dos efeitos nocivos da radiação ultravioleta. Sem seus banhos regulares de lama para se proteger de queimaduras, mordidas de insecto, e perda de humidade, a pele de um elefante sofreria importantes danos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário