sexta-feira, 31 de maio de 2013

orca


Classificação científica
Domínio : Eukariota
Reino : Animalia
Subreino : Metazoa
Superfilo : Deuterostomia
Filo : Chordata
Subfilo : Vertebrata
Infrafilo : Gnathostomata
Superclasse : Tetrapoda
Classe : Mammalia
Subclasse : Theria
Infraclasse : Placentalia
Ordem : Cetacea
Subordem : Odontoceti
Família : Delphinidae
Género : Orcinus
Espécie : O. orca



O que é Orca ????


Seu nome científico é Orcinus orca, é o membro de maior porte da família Delphinidae , ordem dos cetáceos (golfinhos) e um superpredador versátil .


Habitat


É o segundo mamífero de maior área de distribuição geográfica - logo a seguir ao homem - é encontrada em todos os oceanos e pode chegar a pesar nove toneladas.



A Comunicação

Têm uma vida social complexa, baseada na formação e manutenção de grupos 
familiares extensos. Comunicam-se através de sons e costumam viajar em formações que assomam ocasionalmente à superfície.


Por que este nome ????


O nome orca foi dado as orcas pelos romanos do nome "Orcus", que significa inferno ou deus da morte, e o nome do seu gênero biológico " Orcinus " significa "do reino da morte". O termo neutro "orca" foi mais utilizado do que "baleia assassina".


A Espécie e o Gênero


A orca é a única espécie do género Orcinus, é uma das 35 espécies da família dos golfinhos. Tal como o género Physeter , também com apenas uma espécie (o cachalote ), o género Orcinus caracteriza-se por um população abundante sem parentes imediatos do ponto de vista da cladística .



As 3 espécies


Nas décadas de 1970 e 1980, pesquisas ao longo da costa ocidental do Canadá e Estados Unidos identificaram 3 tipos:

Residentes


São conhecidas por visitar a mesmas áreas consistentemente. Nas populações residentes da Colúmbia Britânica e Washington investigadores identificaram e nomearam mais de 300 orcas ao longo dos últimos 30 anos.
Temporárias


Elas viajam geralmente em pequenos grupos, normalmente de dois a seis animais. Ao contrário das residentes, não permanecem sempre nas suas unidades familiares. As unidades consistem de grupos menores com laços familiares menos permanentes e com vocalizações em dialectos menos variáveis e menos complexos.enta ou branca à volta da barbcinzentas.
Offshore


É população em alto mar. Alimentam-se primariamente de peixes em cardumes. Tem sido encontradas ao largo da costa ocidental da Ilha Vancouver. Foram avistadas a viajar em grupos de 60 animais. Offshores parecem ser menores do que as residentese as em trânsito, e as fêmeas são caracterizadas pela ponta da barbatana dorsal que é arredondada.


Características



Estes animais caracterizam-se por terem o dorso negro e a zona ventral branca. Com um corpo pesado e entroncado, têm a maior barbatana dorsal do Reino animal , que pode medir até 1,8 metros de altura (maior e mais erecta nos machos que nas fêmeas). Os machos podem medir de 9,8 até 10 metros de comprimento e pesar até 9 a 10 toneladas- 10.000 Kg; as fêmeas são menores, chegando aos 8,5 metros e 6.500 - 7.500 Kg de 6 a 8 toneladas. As crias nascem com cerca de 180 kg e medem cerca de 2,4 metros de comprimento.


Curiosidade
As orcas macho de maiores dimensões têm um aspecto distinto que não dá margem para confusões ao serem identificados. Contudo, vistas à distância em águas temperadas, as fêmeas e as crias podem confundir-se com outras espécies, como a falsa-orca ou o golfinho-de-risso .

Alimentação
As orcas utilizam na sua alimentação uma grande diversidade de presas diferentes. Se alimentam de algumas populações do mar da Noruega e da Groenlândia são especializadas no arenque , seguindo as rotas migratórias de peixes, e focas .
A orca sendo da família dos golfinhos é o único cetáceo que caça regularmente outros cetáceos. Grupos de orcas chegaram mesmo a atacar baleias comuns, baleias-de-minke, baleias-cinzentas e até mesmo, jovens de baleias-azuis. Em média, uma orca come cerca de 220 kg de comida por dia. Com uma tal variedade de presas e sem outros predadores que não o homem, é um animal bem no topo na cadeia alimentar
.

As Ótimas Caçadoras
Neste último caso, os grupos de orcas perseguem a cria de baleia azul, em conjunto com a sua mãe, até ao esgotamento de ambas. Por vezes conseguem separar o par. De seguida, rodeiam a jovem baleia, impedindo-a de subir à superfície onde esta precisa de tomarar para respirar. Assim que a cria morre afogada, as orcas podem se alimentam sem nenhum problema .


A brincadeira cruel
As orcas atiram focas umas contra as outras, pelo ar, de modo a atordoá-las e matá-las como se fossem um objeto um brinquedo jogando elas de um lado para outro .


Sons
As orcas iguais os outros golfinhos, as orcas são animais com um comportamento vocal complexo. Produzem uma grande variedade de estalidos e assobios usados em comunicação e ecolocalização. Os tipos de vocalização variam com o tipo de atividade. Naturalmente que, enquanto descansam, emitem menos sons, ainda que façam ocasionalmente um chamamento bem distinto daqueles que usam num comportamento mais ativo.

Cada grupo tem as suas próprias canções feitas de assobios e estalidos que são constantemente repetidos. Cada membro do grupo conhece todo o repertório do grupo .
Alimentação

As orcas utilizam na sua alimentação uma grande diversidade de presas diferentes. Se alimentam de algumas populações do mar da Noruega e da Groenlândia são especializadas no arenque , seguindo as rotas migratórias de peixes, e focas .
A orca sendo da família dos golfinhos é o único cetáceo que caça regularmente outros cetáceos. Grupos de orcas chegaram mesmo a atacar baleias comuns, baleias-de-minke, baleias-cinzentas e até mesmo, jovens de baleias-azuis. Em média, uma orca come cerca de 220 kg de comida por dia. Com uma tal variedade de presas e sem outros predadores que não o homem, é um animal bem no topo na cadeia alimentar .



As Ótimas Caçadoras

Neste último caso, os grupos de orcas perseguem a cria de baleia azul, em conjunto com a sua mãe, até ao esgotamento de ambas. Por vezes conseguem separar o par. De seguida, rodeiam a jovem baleia, impedindo-a de subir à superfície onde esta precisa de tomarar para respirar. Assim que a cria morre afogada, as orcas podem se alimentam sem nenhum problema .

sábado, 25 de maio de 2013

Mamba-negra



classificação científica

Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Reptilia
Ordem : Serpentes
Família : Elapidae
Género : Dendroaspis
Espécie : D. polylepis


O que é Mamba-negra ???


Seu nome cientifico é Dendroaspis polylepis essa espécie de cobra é uma das cobras mais venenosas do continente africano. Ao contrário do que diz o teste em cobaias, LD50 que não reproduz oefeito do veneno em seres humanos e sim em ratos, mas o organismo do rato é diferente do ser humano e por isso reage diferentemente ao seu poder.

Característica

É a cobra mais rápida do mundo, capaz de se deslocar a 20 km/h. No entanto, usa essa velocidade para escapar do perigo e para atacar as suas presas.

O Veneno

Tem um bote muito rápido e seu veneno neurotóxico causa paralisia. Se o local da picada for no pé ou na canela, a vitima pode morrer em até 4 horas. Se a picada for na região do tórax ou no rosto a vítima pode falecer em menos de 20 minutos. Sem o tratamento é mortal em 100% dos casos .

Curiosidades


No verão, a fêmea coloca de 12 a 18 ovos. A expectativa média de vida da mamba-preta éde 12 anos. A mamba-negra não tem este nome devido à cor do seu corpo, já que tem uma cor acinzentada(variável), mas ao interior preto da sua boca, que ela exibe em sinal de ameaça. Ao contrário do que por vezes se diz, não ataca voluntariamente o homem. No entanto ,se torna ferozmente agressiva se sentir ameaçada.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Camaleão



Classificação científica

Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Reptilia
Ordem : Squamata
Subordem : Sauria
Família : Chamaeleonidae

O que é Camaleão ????

É o nome dado aos animais que pertencem à família Chamaeleonidae , uma das mais conhecidas famílias de lagartos . Há cerca de 80 espécies de camaleões .

Curiosidades

Os camaleões originam-se de outros lagartos pela habilidade de algumas espécies em trocar de cor, por sua língua rápida e alongada, por seus olhos , que podem ser movidos independentemente um do outro, tendo alguns membros da família cauda preênsil .

Habitats

A maior parte dessas espécies vivem na África , ao sul do Saara , estando também presentes em Portugal e em Espanha .

Características

Os camaleões podem medir até 60 centímetros de comprimento, com uma língua muito grande para pegar suas presas, como mariposas , Besouros , joaninhas , gafanhotos ,e moscas ,também comem folhas e principalmente secas, tem cauda preênsil e patas fortes.

Os Olhos

Os seus olhos podem ser movidos independentemente para qualquer direção, o que lhe confere aparência curiosa e um angulo de 360 graus. Quando um camaleão vê uma presa, pode fixá-la com um olho e utilizar o outro para verificar se não há predadores nas redondezas. O encéfalo do camaleão recebe duas imagens separadas, que tem de associar. À medida que se aproxima da presa, o camaleão fixa nela ambos os olhos para poder fazer pontaria.
Os olhos são recobertos por uma pálpebra que deixa livre apenas uma pequena área circular no centro, que corresponde à íris e apupila.

A Lingua Grudenta


Para apanhar sua presa, ele utiliza a língua que tem uma ponta grudenta. Consegue, com grande velocidade, estender a língua quase um metro. Sua língua, de ponta pegajosa prende o inseto e este é comido. Estuda-se esse processo com o auxílio de câmeras de alta velocidade. Ele se alimenta principalmente de insetos, entre os quais estão o gafanhoto , a joaninha , o besouro , e muitos outros.

Os Olhos
Os seus olhos podem ser movidos independentemente para qualquer direção, o que lhe confere aparência curiosa e um angulo de 360 graus. Quando um camaleão vê uma presa, pode fixá-la com um olho e utilizar o outro para verificar se não há predadores nas redondezas. O encéfalo do camaleão recebe duas imagens separadas, que tem de associar. À medida que se aproxima da presa, o camaleão fixa nela ambos os olhos para poder fazer pontaria.
Os olhos são recobertos por uma pálpebra que deixa livre apenas uma pequena área circular no centro, que corresponde à íris e apupila.

O Metamorfo das cores

A mudança de cor tem um papel importante na comunicação durante lutas entre camaleões: as cores indicam se o oponente está assustado ou furioso. Acidentalmente, a mudança de cor pode ajudar na camuflagem do animal, embora esta não seja uma ocorrência frequente, e sim ocasional.
Os camaleões possuem células especializadas em duas camadas sob a sua pele externa transparente. As células na camada superior, chamadas de cromatóforas , contém pigmentos amarelos e vermelhos. Abaixo das células cromatóforas há outra camada e células: as guanóforas , que contém uma substância cristalina e incolor (a guanina). Os guanóforos refletem, entre outras, a cor azul da luz incidentalmente. Estes melanóforos influenciam o brilho e a claridade da luz refletida.

Naja


Classificação científica


Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Reptilia
Ordem : Squamata
Subordem : Serpentes
Família : Elapidae
Género : Naja


O que é Naja ??

Naja é um género de serpentes muito venenosas da família Elapidae (cobras), o género Naja consiste de 20 a 22 espécies. Também são conhecidas pelos nomes populares de cobra-capelo, cobra-de-capelo. São animais peçonhentos, agressivos e bastante perigosos.

Características

Atrás de sua cabeça algumas najas podem possuir um círculo branco parecido com um olho, também eficaz em amedrontar agressores que a confundam com um animal maior e mais perigoso.

Alimentação

Alimentam-se de pequenos roedores, lagartos, rãs e pássaros. Com sua boca elástica, que se abre bastante, a naja consegue devorar de uma vez bichos com o dobro do tamanho de sua própria cabeça. Elas caçam nas matas, mas às vezes entram em casas em busca de ratos e acabam atacando pessoas ou muitas veses morta plos moradores.

Curiosidades

A naja tem fama de má e traiçoeira, mas, como a maioria das cobras, só ataca quando se sente ameaçada. Algumas espécies têm a capacidade de elevar grande parte do corpo e pode cuspir o veneno para se defender depredadores a distâncias de até dois metros. Outras espécies, como por exemplo a Naja tripudians , dilatam o pescoço quando o animal é enraivecido 3 . A artimanha serve para "aumentar" seu tamanho aparente e assustar um possível predador.

A Mordida fatal

Todas as espécies do género Naja são capazes de dar uma mordida que pode levar um ser humano a morte. A maioria das espécies têm um veneno fortemente neurotóxico, que ataca o sistema nervoso, causando paralisia, mas muitos também têm características citotóxicos que provoca inchaço e necrose e tem um significativo efeito anticoagulante. Alguns também têm componentes cardiotóxicos ao seu veneno.

A Defesa que se torna ataque

Várias espécies da Naja são conhecidas como cobras cuspidoras, desenvolveram um mecanismo que pode jogar jatos de veneno especializado, em que os seus dentes da frente, em vez de libertar veneno através das pontas, têm uma abertura estriada na superfície frontal que permite que a cobra impulsione o veneno para fora da boca. Embora normalmente referido como"cuspir", a ação é mais como "esguichar". O alcance e a precisão com que eles podem disparar seu veneno varia de espécie para espécie, mas é utilizado principalmente como um mecanismo de defesa que se torna um ataque. Uma vez pulverizado sobre a pele de uma vítima, o veneno actua como um irritante grave. Se forintroduzido no olho, pode causar uma sensação de queimação severa e cegueira temporária ou mesmo permanente se não for limpo imediatamente e completamente.

Reprodução

O olfato das najas é muito aguçado. Na época do acasalamento, machos e fêmeas são atraídos por um cheiro característico. Depois, a fêmea procura o oco de uma árvore ou um buraco na terra para colocar entre 10 e 20 ovos. Ela fica por perto para protegê-los durante uns 50 dias.
Os filhotes nascem com cerca de 30 centímetros. Eles usam os dentes para romper a casca do ovo e imediatamente ficam em posição de defesa, erguendo o corpo e inflando seus capuzes, prontos para dar o bote desde pequenos.


gralha-azul

 

Classificação científica

Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Aves
Ordem : Passeriformes
Família : Corvidae
Género : Cyanocorax
Espécie : C. caeruleus

O que é a gralha-azul ????

A gralha azul é uma ave passeriforme da família Corvidae . Esta espécie seria a espécie mais azul das gralhas. Seu nome científico é Cyanocorax caeruleus ela é um dos símbolos do Estado do Paraná.

Características

Com aproximadamente 40 cm de comprimento, de coloração geral azul vivo e preta na cabeça, na parte frontal do pescoço e na superior do peito. Machos e fêmeas tem a mesma plumagem e aparência embora as fêmeas em geral sejam menores.

Habitats

Embora se diga que seu habitat é a floresta de araucária do sul do Brasil, esta ave não tem dependência restrita dessas florestas e sua área de distribuição abrange desde o sul do Estado do Rio de Janeiro para o norte, até o Estado do Rio Grande do Sul , sendo frequente na Mata atlântica da Serra do Mar .

Curiosidades

As gralhas-azuis são aves muito inteligentes, só suplantadas pelos psitacídeos. Sua comunicação, bastante complexa, consta de pelo menos 14 termos vocais (gritos) bem distintos e cada um deles tem um significados, as gralhas-azuis formam bandos de 4 a 15 indivíduos que são muito bem organizados, inclusive com divisão de clãs, bandos estes que se mantêm estáveis por até duas gerações.

Reprodução


No período reprodutivo que se inicia em outubro e se prolonga até março, todos os indivíduos colaboram na construção de ninhos nas partes mais altas das mais altas árvores, preferencialmente na coroa central da araucária, quando lá existente. No ninho feito de gravetos, de cerca de 50 cm de diâmetro, em forma de taça, são postos 4 ovos, em média.

Um agente biológico natural
A gralha-azul é o principal animal disseminador da araucária uma vez que, durante outono, quando as araucárias frutificam, bandos de gralhas laboriosamente estocam os pinhões para se alimentar.
Neste processo, as gralhas-azuis encravam fortemente os pinhões no solo ou em troncos caídos no solo, já em processo de putrefação, ou mesmo nas partes aéreas de raízes nas mesmas condições, local propício para a formação de uma nova árvore.

Harpia

 

Classificação científica

Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Aves
Ordem : Accipitriformes 1
Falconiformes 2
Família : Accipitridae
Género : Harpia
Espécie : H. harpyja

O Que é Harpia ???

Também pode ser chamada de gavião-real , gavião-de-penacho , uiruuetê , uiraçu , uraçu , cutucurim 3 e uiraçu-verdadeiro , é muito pesada, é uma das maiores aves de rapina do mundo, com envergadura podendo chegar aos 2,5 metros e peso de até 10 quilogramas .

Características

As Harpias têm uma crista de penas largas que levantam quando ouvem algum ruído. Como as corujas, elas têm um disco facial de penas menores que pode focar ondas sonoras para melhorar suas capacidades auditivas. A harpia possui, comoprincipais características físicas, olhos pequenos, um longo topete, a crista com duas penas maiores e uma cauda com três faixas cinzentas, suas asas podem medir até 2,5 m. Sua cabeça é cinza, o papo e a nuca,negros, e o peito, a barriga e a parte de dentro das asas, brancos. Tem entre 50 a 90 centímetros de altura.

O Habitat

O habitat principal são as florestas tropicais no México, na Argentina e em grande parte do Brasil , notadamente no Amazonas , vive em árvores altas, dentro de vasta mata, onde constrói seus ninhos. Habitava as matas brasileiras de forma abrangente. Hoje, pode ser encontrado na Amazônia e visto raramente na Mata Atlântica.

Poder das Garras 

Pode erguer mais de que a metade de seu peso. As garras da harpia são tão fortes que são capazes de esmigalhar um crânio humano. É a águia mais pesada da atualidade junto da águia-das-filipinas é a única águia viva que se compara a ela em tamanho. Entretanto, a extinta águia-de-haast da Nova Zelândia era aproximadamente 50% maior do que ela.

Agilidades

É rápida e possante em suas rápidas investidas. É tão forte fisicamente que consegue erguer um carneiro sem menor dificuldades. Ela voa alternando rápidas batidas de asa com planeiamento.

Alimentação

Ela se alimenta de animais de porte médio, como outras aves , macacos , preguiças até macacos maiores como o macaco-bugio. Elas caçam pelo menos 19 espécies de animais, 16 das quais são arborícolas. Em cativeiro, são alimentadas com carne, de pequenos animais como ratos etc..

Reprodução

As harpias, como as águias em geral, são monogâmicas, se unindo por toda a vida. Elas fazem ninhos em árvores muito altas, com galhos bem separados, de até 40 metros de altura. O casal dá uma cria a cada dois ou três anos. O período reprodutivo vai de junho a novembro e o período de incubação é de 2 meses. As fêmeas depositam um ovo ou dois, mas, caso ambos os ovos sejam incubados com sucesso, em condições naturais somente o primogênito sobrevive, já que o filhote maior invariavelmente matará o menor .
O filhote testa suas asas com seis meses. Mas como os humanos seus pais ficam olhando cada um de seus passos, sendo alimentado, por outros 6 a 10 meses, mantendo, assim, uma longa dependência. A maturidade sexual é atingida aos 4 ou 5 anos e o indivíduo poder retornar ao mesmo ninho em que nasceu.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Tigre-Dourado



O que é o tigre-dourado ???


É um tigre com uma variação de cor extremamente rara e muito linda, causada pela ação de um gene recessivo e atualmente só encontrado em tigres em cativeiro.

Por Que Este Gene ???


O gene responsável por esta cor incomum é associado com as listras da pele, enquanto que nos tigres-brancos, setrata de um gene inibidor de cor (chinchilla). Atualmente, há registros de pouco menos de 30 desses tigres raros no mundo, embora muitos tigres sejam portadores do gene recessivo.

Características


As vezes é chamado de "Strawberry Tiger" por causa de sua cor amarelo - avermelhado. A pele branca e as manchas douradas criam uma beleza singular. Suas listras são muito mais claras do que o habitual e podem desaparecer em pontos ou grandes áreas de seu corpo. Tigres-dourados também tendem a ser maiores e, devido ao efeito do gene recessivo sobre o pelo, seu pelo é mais macio do que seus parentes alaranjados.

A Origem


Assim como os tigre-brancos, todos os tigres-dourados, tem origem predominantemente do tigre-de-bengala Panthera tigris tigris, mas possuem genes do tigre-de-siberiano panthera tigris altaica, através de um tigre-branco chamado Tony,que é um ancestral comum de quase todos os tigres-brancos na América do Norte. A ideia de que a aparição destes tigres-dourados se deve ao cruzamento deliberado entre tigres-de-bengala e tigres-siberianos .

Extinção


Esta é também uma espécie muito rara, acredita-se que existam apenas 30 destes animais em todo o planeta.

Tubarão-Branco


Classificação científica


Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Chondrichthyes
Subclasse : Elasmobranchii
Superordem : Selachimorpha
Ordem : Lamniformes
Família : Lamnidae
Género : Carcharodon
Espécie : C. carcharias

O que é o tubarão-branco ??


É a espécie mais temida de todos os tubarões é o maior predador e mais temidos de todos os mares e oceanos. O seu nome científico é a de Carcharodon charcharias ele pertence à família dos lámnidos, tubarões rápidos e ativos. Alguns têm mecanismos para aumentar a temperatura do seu corpo.

Características



Os tubarões brancos caracterizam-se pelo seu corpo fusiforme e peso , em contraste com as formas espalmada de outros tubarões. O focinho é cónico, curto e largo. A boca, muito grande e arredondada, tem forma de arco ou parábola. Tem uma fileira de dentes da mandíbula superior e uma dos da inferior. Os dentes são grandes, serrados, de forma triangular e muito largos. Ao contrário de outros tubarões, não possuem qualquer espaçamento entre os dentes, nem falta de dente algum, antes, têm toda a mandíbula repleta de dentes alinhados e igualmente capazes de morder, cortar e rasgar. É o peixe predador de maiores dimensões existente na atualidade. Um tubarão-branco pode atingir 7,5 metros de comprimento e pesar até 2,5 toneladas.

Habitats



Esta espécie vive nas águas costeiras de todos os oceanos, desde que haja populações adequadas das suas presas, em particular pinípedes. Esta espécie é a única que sobrevive, na atualidade, do gênero Carcharodon .

Os Sentidos

Eles captam a menor vibração que ocorre na água e guiam o animal até à presa, que está causando essa perturbação. Outros receptores conhecidos como ampolas de Lorenzini, permitem-lhe captar também campos elétricos de frequência variável .

O Olfato

É tão potente que a presença de algumas gota de sangue a quilômetros de distância serve para atraí-lo, ao mesmo tempo que o torna muito mais agressivo .

A visão

Também é bem desenvolvida e tem um papel muito importante na aproximação final à presa e o seu peculiar estado sempre atento a qualquer movimento na água .

Técnicas de Caça

Para poder capturar os grandes mamíferos que constituem a base da sua dieta dos adultos, os tubarões brancos recorrem a uma característica emboscada : colocam-se a vários metros por baixo da presa, que nada na superfície ou perto dela, usando a cor escura de seu dorso como camuflagem com o fundo, tornando-se assim, invisíveis para as suas vítimas. Quando chega o momento de atacar, avançam rapidamente para cima, com potentes movimentos do colo e abre as mandíbulas. O impacto costuma chegar ao ventre, onde o tubarão aferra fortemente a vítima: se é pequena, como um leão-marinho , mata ele no acto e posteriormente engole-a inteira. Se é maior, arranca um grande pedaço da mesma, que ingere inteiro, já que os seus dentes não lhe permitem mastigar. A presa pode morrer imediatamente ou ficar moribunda, e o tubarão voltará a alimentar-se dela, arrancando um pedaço atrás de outro.

Elefantes




Classificação científica


Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Mammalia
Ordem : Proboscidea
Família : Elephantidae


O Que São Elefantes ???


É o termo usado para denominar os membros da família Elephantidae, que é um grupo de mamíferos terrestres de grande porte, existe três espécies no mundo atual, duas africanas ( Loxodonta sp. )e uma asiática ( Elephas sp. ). Há ainda os mamutes ( Mammuthus sp. ), que é uma espécie infelizmente extinta.

Características



Os elefantes são os maiores animais terrestres da actualidade podendo pesar em média entre 4 a 6 toneladas e medindo em média 4 metros de altura. As suas características mais distintivas são as presas de marfim, as presas de um adulto médio crescem aproximadamente 15 cm por ano. As presas era a características mais marcante do mamute por serem enormes.

Alimentação


Os elefantes são animais herbívoros , alimentando-se de ervas , gramíneas, frutas e folhas de árvores . Dado o seu tamanho, um elefante adulto pode ingerir entre 70 a 150 kg de alimentos por dia.


As diferenças


As fêmeas vivem em manadas de 10 a 15 animais, lideradas por uma matriarca, compostas por várias reprodutoras e crias de variadas idades.


Agressividade Pela Testosterona


Durante a época de acasalamento, o aumento da produção de testosterona deixa os elefantes extremamente agressivos, fazendo-os atacar até humanos. Acidentes com elefantes utilizados em rituais geralmente são causados por esse motivo. Cerca de 400 humanos são mortos por elefantes a cada ano.


Reprodução



O período de gestação das fêmeas é longo pode durar cerca de 20 a 22 meses, assim como o desenvolvimento do animal que leva anos a atingir a idade adulta. Os filhotes podem nascer com 90 kg. Os machos adolescentes tendem a viver em pequenos bandos e os machos adultos isolados, encontrando-se com as fêmeas apenas no período reprodutivo.

Estatística de vida


Eles vivem cerca de 60 anos e morrem quando seus molares caem, impedindo que se alimentem de plantas .

Diferenças entre os elefantes africanos com os asiáticos


Os elefantes-africanos são maiores que as variedades asiáticas e têm orelhas mais desenvolvidas, uma adaptação que permite libertar calor em condições de altas temperaturas. Outra diferença importante é a ausência de presas de marfim nos elefantes asiáticos.

Agressividade Pela Testosterona


Durante a época de acasalamento, o aumento da produção de testosterona deixa os elefantes extremamente agressivos, fazendo-os atacar até humanos. Acidentes com elefantes utilizados em rituais geralmente são causados por esse motivo. Cerca de 400 humanos são mortos por elefantes a cada ano.

A mão do elefante (tromba)


A tromba do elefante pode ser usada como se fosse uma mão pegando folhas na árvore e eouros de seus alimentos .
A tromba também é utilizada para beber água. Elefantes sugam a água pela tromba e depois despeja a água para dentro da boca. Elefantes também inalam água para despejar sobre o corpo durante o banho para refrescar por causa do calor em excesso.

Curiosidades


Elefantes conhecidos por se cumprimentar enrolando as trombas, como se fosse um modo de comunicação dando um aperto de mãos. Eles também a usam enquanto brincam, para acariciar durante a corte ou em interacções entre mãe e filhos, e para demonstrações de força - uma tromba levantada pode ser um sinal de aviso ou ameaça, enquanto uma tromba caída pode ser um sinal de submissão. Elefantes conseguem defender-se eficazmente batendo com a tromba em intrusos ou agarrando-os e atirando-os ao ar.
A tromba serve também para dar ao elefante um sentido muito apurado de cheiro.


Sua pele


A pele do elefante é extremamente grossa na maior parte do seu corpo e tem cerca de 2,5 cm de espessura. No entanto, a pele à volta da boca e dentro das orelhas é muito fina. Os elefantes têm, cor acinzentada, embora os africanos pareçam frequentemente acastanhados ou avermelhados por se rolarem na lama ou em solo dessa cor .

A lama


Rolar na lama é um comportamento social muito importante para os elefantes, além de que a lama forma uma espécie de protector solar, protegendo a pele dos efeitos nocivos da radiação ultravioleta. Sem seus banhos regulares de lama para se proteger de queimaduras, mordidas de insecto, e perda de humidade, a pele de um elefante sofreria importantes danos .

segunda-feira, 20 de maio de 2013

 

Classificação científica


Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Actinopterygii
Ordem : Syngnathiformes
Família : Syngnathidae
Subfamília : Syngnathinae
Género : Phycodurus

O Que É o Dragão-marinho-folheado ????



É o único membro do gênero Phycodurus . É encontrado ao longo das costas sul e oeste da Austrália . O nome é derivado da aparência, com longas folhas como saliências que recobrem todo o corpo.

Características



O dragão-marinho-folheado se impulsiona por meio de uma nadadeira peitoral no topo do seu pescoço epor uma nadadeira dorsal em sua parte traseira próxima da sua cauda. Essas pequenas nadadeiras são praticamente transparentes e difícil de ver como elas ondulam minuciosamente para mover o animal tranquilamente através da água, completando a ilusão de algas flutuantes.Embora não seja grande, eles são ligeiramente maiores do que a maioria dos cavalos-marinhos, crescendo até cerca de 20-24 cm.

A técnica da camuflagem


Os lóbulos da pele que crescem sobre o dragão-marinho-folheado assim fornecendo camuflagem, dando-lhe a aparência de algas marinhas. Ele é capaz de manter a ilusão ao nadar, parecendo se mover através da água como um pedaço de algas flutuantes. Ele também pode mudar de cor para se misturar ao ambiente, mas essa capacidade depende da dieta, idade, localização e nível de estresse do animal.

Alimentação


Eles se alimentam de plâncton e pequenos crustáceos, sugando essas pequenas criaturas através do seu longo focinho parecido com um tubo.

Reprodução

A fêmea produz até 250 ovos brilhantes cor de rosa, em seguida, deposita esses ovos na cauda do macho. Após um período de 9 semanas os ovos começam a eclodir, dependendo das condições da água. Quando nascem, os filhotes são totalmente independentes, se alimentando dos pequenos zooplânctons até crescerem o suficiente para caçar misidáceos (pequenos animais parecidos com o camarão). Apenas 5% dos ovos sobrevivem. Os dragões-marinhos-folheados levam cerca de 28 meses para atingir a maturidade sexual.

Seus habitarts

O dragão-marinho-folheado é encontrado apenas nas águas australianas do sul, da Ilha Canguru no extremo leste a oeste na Baía Jurien. Anteriormente pensava-se que os espécimes tinham áreas muito restritas, entretanto, pesquisadores descobriram que os dragões-marinhos viajam centenas de metros da sua localização habitual, retornando ao mesmo lugar usando um forte senso de direção. Eles são encontradosprincipalmente em águas de até 50 metros de profundidade, ao redor de rochas cobertas de algas e tufos de vegetação marinha.

Quase em extinção


Eles se tornaram ameaçados por causa do escoamento industrial e poluição, além da captura por mergulhadores fascinados com sua aparência. Em resposta a essas ameaças eles estão oficialmente protegidos pelo Governo Federal da Austrália.